terça-feira, 27 de setembro de 2011

Atividade física e ingestão alimentar

A atividade física regular e a ingestão alimentar adequada colaboram de forma direta para a longevidade e qualidade de vida, principalmente quando ambas são realizadas de forma conjunta.






Estudo recente comparou tipos de exercícios habituais e sedentarismo com a termogênese induzida pelo consumo alimentar, através da calorimetria indireta. De acordo com os resultados do estudo, o exercício habitual parece ter aumentado a taxa metabólica de repouso e a forma de alimentação pode causar mudanças na termogênese induzida pela dieta, dependendo também da prática do exercício.






Outra pesaquisa avalia a relação entre o consumo alimentar e a programação da prática de exercício físico. De acordo com os resultados, apesar de não serem encontradas diferenças estatísticas, houve uma tendência em sugerir que houve maior consumo de alimentos quando o exercício foi percebido como cansativo ou intenso.






De acordo com os dados dos estudos, percebe-se a preocupação em relacionar o consumo alimentar com a prática de atividade física, uma vez que a associação destas práticas de forma adequada está relacionada à melhora do estado nutricional e qualidade de vida. Enquanto estes estudos são realizados para entender melhor a fisiologia destas práicas, a orientação dos profissionais da área da saúde é fundamental para garantir estas práticas melhorando a saúde da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário