segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fique atento aos efeitos do energético no corpo!

Combustível para workaholics e baladeiros, os energéticos estão cada vez mais populares no Brasil e no resto do mundo. 

 Entenda como o produto atua no seu corpo:

Boca
O energético começa a fazer efeito na língua. O paladar está conectado aos músculos por meio de vias neurais e, mal o líquido encosta na boca, ativa áreas do cérebro que mandam um recado para a gente continuar na labuta.

Cabeça
A cafeína, um dos ingredientes da fórmula, estimula o sistema nervoso central e inibe o funcionamento da adenosina, o hormônio do sono. A vitamina B combate o cansaço e a taurina turbina a disposição, a atenção e o foco.

Barriga
Quando vazio, o estômago sofre com a ação da cafeína, que irrita as paredes do órgão. Isso pode resultar em azia, gastrite ou até úlcera. Por isso, pessoas que já sofrem com esses problemas devem evitar o consumo da bebida.

Coração
A cafeína e os outros estimulantes, como ginseng e guaraná, fazem o coração bater muito rápido. Eles estimulam a secreção de adrenalina, o que se traduz em compassos cardíacos acelerados.

Pulmão
Com mais sangue passeando no corpo, os tecidos acabam precisando de uma dose extra de oxigênio e os brônquios se dilatam. Mas atente-se: o energético nunca pode ser confundido com remédio para problemas respiratórios.

Bexiga
O consumo desse produto aumenta o volume de urina, que enche a bexiga. Esse mecanismo diminui a absorção do sódio e de água nos rins, o que, em casos graves, leva à desidratação. Para se garantir, capriche nos goles de água.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Saiba como parar de comer depois de já estar satisfeita




Nem sempre é fácil controlar o apetite e evitar comer além do necessário. Mas o corpo muitas vezes dá sinais de que é hora de parar. Quando perceber tais sinais, mas ainda se sentir tentada a continuar a comer, o ideal é utilizar alguns truques para avisar seu cérebro que já está satisfeita.

Listei aqui quatro dicas para ajudar nessa tarefa, confira:



Levantar-se e movimentar-se:É mais difícil continuar a comer se você estiver longe do alimento. Assim, quando terminar a refeição, levante da cadeira e caminhe para outro ambiente. A melhor maneira de deixar o seu corpo saber que é hora de parar de comer é mudar de local. Passe da cozinha para a sala de estar e se ocupe de outras tarefas.

Coma algo doce:Às vezes basta uma colher de algo doce para conter a vontade de continuar comendo e finalizar a refeição. Ao invés de comer um cookie, escolha algo saudável. Alimentos à base de água ajudam a saciar. Coma uma porção de melancia, frutas em gomos ou uma semente de romã.

Faça planos para depois das refeições:Se você tiver algo para fazer após a refeição, fica mais fácil evitar segundos desnecessários à mesa e deixar de comer quando estiver satisfeito. Não precisa ser algo grandioso, basta planejar algo para fazer. Isso o ajudará a manter o foco em outra coisa e parar de se alimentar.

Coma hortelã:Coma um pedaço da folha, uma menta, uma xícara de chá, ou até mesmo faça bochechos com sabor de hortelã após as refeições. A hortelã vai inundar seus sentidos e manter sob controle os seus instintos. Como um supressor natural do apetite, ajuda a controlar seus desejos e evitar excessos após as refeições.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Alimentos que te ajudam a espantar os sintomas da TPM

Você sabe qual a sigla que mais assombra as mulheres? TPM. Isso mesmo. A TPM é sinônimo de inchaço, mau humor, fome descontrolada, vontade de comer chocolate, dor nos seios e "otras cositas mas". Por isso, se você é mulher e quer espantar de vez os sintomas indesejáveis da tensão pré-menstrual, a nutrição pode lhe ajudar bastante. 
Confira algumas dicas abaixo:

- Beba bastante líquido A água desintoxica o organismo e ajuda a desinchar. Tomar muito chás (menos mate e preto), sucos naturais, água de côco, sopas (sem creme de leite para não pesar na balança) ajudam.

- Alimentação rica em fibras As fibras estão nos alimentos integrais (pão, macarrão, cereais), frutas, vegetais. Elas também ajudam o organismo a desintoxicar e a manter a glicemia (açúcar no sangue) estável, dessa maneira não sentimos vontade de beliscar o dia todo.

- Consuma alimentos com vitamina B Os cereais integrais (juntamente com os vegetais verdes escuros e as carnes) são alimentos ricos em vitaminas do complexo B. Essas vitaminas diminuem as dores de cabeça e a vontade de atacar os doces. A Vitamina B6 controla os efeitos da aldosterona, hormônio produzido pela supra-renal na fase pré-menstrual que reduz a excreção de sódio e causa o inchaço.

- Ômega-3 para o bom humor Os peixes de água fria (salmão, arenque, atum) e óleo de linhaça são ricos em ômega-3, uma gordura que tem propriedades antiinflamatórias e contribui para a diminuição do aparecimento de espinhas e de celulite. O ômega-3 também auxilia na manutenção do bom humor!

- Inclua oleaginosas no cardápio Nozes, castanhas, amêndoa, pistaches são alimentos ricos em gordura poliinsaturada que combatem também a inflamação. Mas não exagere, pois eles são calóricos.

- Magnésio para controlar a saciedade Alimentos ricos em magnésio, como abacaxi, vagens, castanhas, nozes, cenouras, folhosos verde-escuros e carboidratos complexos e integrais, controlam a voracidade por doce, o aumento do apetite e a dor de cabeça.

- Bem-estar no prato Alimentos ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, responsável pela sensação de bem estar, são muito bem vindos. E são eles: leite e derivados (prefira os desnatados e magros), produtos a base de soja, frutos do mar, feijão, lentilha, arroz e grãos integrais, oleaginosas, ovos e sementes de girassol e gergelim.

- Faça seu intestino funcionar Alimentos probióticos também são boa pedida, já que um de seus benefícios é enriquecer a flora intestinal, fazendo com que o intestino funcione direito e regularmente e elimine toxinas (subprodutos do metabolismo).

- Zinco é essencial Para diminuir a irritabilidade, a ansiedade e a insônia, sintomas característicos dessa fase do ciclo, abuse de alimentos ricos em zinco: carnes magras, peixes (incluindo ostras e crustáceos), leite, cereais integrais, feijões e nozes. 

Ou seja, para evitar e/ou amenizar esses sintomas descritos muito bem no quadro abaixo, vale a pena conferir  e realizar essas dicas acima!  E xô TPM...