sábado, 15 de maio de 2010

A importância da Nutrição atualmente


Bom pra iniciar meu blog, resolvi postar um texto realçando a importância de um nutrição adequada... o texto decorre a seguir:

A alimentação é uma das atividades mais importantes do ser humano, tanto por razões biológicas óbvias, quanto pelas questões sociais e culturais que envolvem o comer. Assim, o ato de se alimentar engloba vários aspectos que vão desde a produção dos alimentos até a sua transformação em refeições e disponibilização às pessoas. A segmentação inicial, no mercado de alimentação, refere-se às refeições feitas em casa ou fora de casa. Considerando-se as refeições fora de casa, propõem-se a segmentação em alimentação coletiva e alimentação comercial, e a utilização de uma denominação comum a ambas.

O corpo humano, para se manter saudável, necessita de alguns cuidados

especiais, sendo a alimentação balanceada um deles. A saúde é definida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo, e não apenas a ausência de doenças (WHO, 2006).

A alimentação, por sua vez, é o meio pelo qual se obtém uma boa nutrição,

que pode ser definida como o conjunto de mecanismos dos quais os indivíduos vivo

recebem os nutrientes e elementos nutritivos necessários para a vida e os utilizam.

Segundo a Resolução CFN n° 334/ 2004, Capítulo I: dos princípios fundamentais, “O nutricionista é profissional de saúde que, atendendo aos princípios da ciência da Nutrição, tem como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade”.